terça-feira, 24 de abril de 2012

Serviço de Endoscopia Digestiva é ofertado pelo Hospital Municipal Santo Antônio

Exames começaram a ser realizados dia 23 de abril.
Mais uma importante inovação foi implantada no Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio, que passou a oferecer, desde o dia 23 de abril, exames de Videoendoscopia Digestiva Alta. A Endoscopia Digestiva consiste em um método de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno através de um tubo flexível, chamado endoscópio, que possui lentes e luz próprias, permitindo a visualização da mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo através de um monitor de vídeo, permitindo detalhada avaliação da área. Este exame permite ao seu médico avaliar a causa de, entre diversos sintomas, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldades de engolir, sendo excelente também para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrointestinal alto e obtenção de biópsias para diversos fins. A bactéria H. pylori, causadora de úlceras e gastrites também pode ter sua presença diagnosticada pela endoscopia.
Dr. Alexandre e o Aparelho de Endoscopia
Contando com uma bela estrutura operacional, a expectativa é de que o volume de atendimentos cresça rapidamente, já que o serviço tem condições de atender Lebon Régis e região.
O Serviço está funcionando em uma sala anexa ao Hospital Santo Antônio, segundo andar, onde conta com sala de espera, sala para exames e sala de recuperação pós-sedação. O agendamento pode ser feito na recepção do Hospital ou na Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis.
O profissional responsável pelos exames e laudos, Dr. Alexandre de Brito Cardoso (CRM: 13087), é especialista em Gastroenterologia, tendo realizado diversos estágios no Brasil e Estados Unidos.
“A implantação deste serviço é de suma importância para o Hospital, que pode contar com esta especialidade no apoio às urgências dos pacientes internados, e também para a população local, que contará com este serviço na própria cidade, não precisando deslocar-se para outros centros”, relata o Dr. Alexandre.
No vídeo a seguir, Dr. Alexandre explica um pouco sobre o funcionamento da Endoscopia Digestiva Alta.

Confira as fotos com a estrutura do serviço de Endoscopia, oferecido pelo Hospital Municipal Santo Antônio:
Sala de exames: Ótima estrutura cria expectativa de que
o volume de atendimentos cresça rapidamente


Sala de recuperação pós-sedação

Sala de espera


Impressão de Laudos

Fotos: Cristyan Pierdoná

2 comentários:

  1. Parabéns Dr. Alexandre por trazer esta especialidade para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. é uma pena que só durou algumas semanas... paciência pacientes.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário