segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cartão Nacional de Saúde - Como obter o seu

            O Cartão do SUS ou Cartão Nacional de Saúde, é direito de todo cidadão brasileiro e foi criado com o intuito de facilitar e melhorar a identificação, atendimento e controle do Sistema Único de Saúde. Todos os procedimentos realizados no âmbito do SUS, como eventuais consultas, controle de acesso a medicamentos, dentre outros, são vinculados e executados através do cartão do SUS.
Cada cartão do SUS é válido em todo território nacional e tem sua numeração única para cada cidadão, de forma a identificar cada usuário no banco de dados do sistema, juntamente com as unidades de saúde e profissionais envolvidos.

Como fazer o Cartão do SUS

           Aquele cidadão que tiver a necessidade de fazer o cartão do SUS, deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, dependendo de seu bairro (Posto Central, Doce ou Gruta), portando os documentos pessoais RG, CPF e comprovante de endereço e procurar o responsável para que o mesmo possa realizar seu cadastro junto ao SUS. Com seu cartão do SUS em mão, o usuário poderá ter mais facilidade na marcação de consultas e exames.

Segunda via

           Se você perdeu seu cartão do SUS, terá que fazer a segunda via para um futuro atendimento. Para isto, vá até a uma unidade de saúde com seus documentos pessoais. O responsável irá verificar seu cadastro online e se preciso atualizar os dados, assim poderá realizar a impressão de sua segunda via do cartão do SUS. Vale lembrar que o Cartão é muito importante na rede SUS, portanto é sempre bom ter cuidado com o documento, para evitar problemas indesejados.

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário