sexta-feira, 22 de maio de 2015

Atividade Física é tema de Reunião de Hipertensos e Diabéticos

       Quinta-feira, dia 21 de maio de 2015, a ESF-Central realizou a reunião mensal com o grupo de hipertensos e diabéticos de sua área de abrangência. Neste mês o tema abordado foi o benefício que a atividade física proporciona à pessoa da 3ª Idade. Dra Letícia abordou os tipos de atividades mais indicadas, a ação sobre o organismo, como a atividade física melhora o funcionamento físico e mental.

Fotos:




Saúde de Lebon Régis já tem 65% de fichas cadastradas após implantação do e-SUS

Com o objetivo de qualificar a gestão da informação em saúde tanto para apoiar os profissionais da Atenção Básica quanto os gestores da saúde, o e-SUS Atenção Básica (AB) está sendo implantado em todos municípios catarinenses.
O e-SUS AB é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos sistemas de informação na Atenção Básica, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado do usuário por meio do Cartão Nacional de Saúde.
O sistema auxilia, controla e integra diversos setores de uma secretaria ou Unidade Básica de Saúde. Ele também permite acompanhar o histórico de saúde do usuário por meio dos atendimentos realizados, dispensação de medicamentos, etc.
O município de Lebon Régis conta com sistema próprio de Prontuário Eletrônico, chamado G-MUS, que já está integrado ao e-SUS, do Ministério da Saúde. Desde 2014, a Secretaria controla prontuários, atendimentos e dispensação de medicamentos via sistema, o que gera um maior controle das atividades desenvolvidas nas Unidades. Através do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, Lebon Régis já alcançou cerca de 65% das fichas domiciliares e individuais cadastradas no e-SUS e exportadas para o Ministério da Saúde. Com a supervisão de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, já capacitados para uso dos sistemas, médicos, enfermeiros e dentistas também estão iniciando a exportação de dados para a esfera Federal.  

Fotos:





Estado prorroga por mais duas semanas a campanha de vacinação contra a gripe

A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informou na tarde desta quinta-feira (21) que a campanha de vacinação contra gripe será prorrogada no estado por mais duas semanas, até o dia 5 de junho.
A Secretaria de Estado da Saúde e representantes de municípios catarinenses decidiram pela prorrogação independetemente de orientação do Ministério da Saúde. A campanha nacional está prevista para terminar nesta sexta (22). Apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingiram a cobertura mínima de 80% de imunizações.
Até esta quinta (21) haviam sido aplicadas 760.254 doses no estado, o que representa 60,26% do público-alvo da campanha em Santa Catarina. Crianças de até 5 anos, idosos e gestantes fazem parte do grupo prioritário.
Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada em SC (Foto: Reprodução/RBS TV)
Greve na Capital
A capital tem um dos índices mais baixos de imunizações do estado. Em Florianópolis, a campanha tem sido afetada pela greve dos servidores municipais iniciada na última quinta-feira (14). Dos 49 centros de saúde da capital, só metade está atendendo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (18) ao G1, 42% dos postos estão oferecendo as vacinas. Até a última segunda, 45.674 pessoas haviam sido vacinadas na Capital – a meta é alcançar 120 mil doses aplicadas.
“A gente precisa que as pessoas procurem os postos de saúde. A campanha oficialmente acaba na sexta-feira. Depois disso, as vacinas são recolhidas pelo Ministério da Saúde”, diz Ana Cristina Vidor, gerente de imunização da Secretaria Municipal da Saúde.
Na região serrana, apenas 41% do público-alvo buscou a imunização.
A campanha, que começou na segunda-feira (4), tem a meta de vacinar 80% dos 1.590.852 catarinenses que compõem a população-alvo da vacinação.
Público-alvo
Devem se vacinar crianças que tenham de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Vacina
A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no estado, sendo dois pelo vírus A (H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis).
Prevenção contra a gripe
De acordo com a Dive, as pessoas podem tomar as seguintes medidas para evitar a doença:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
- Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Fonte: G1 Santa Catarina

Inaugurada nova Unidade Básica de Saúde do bairro Núcleo Rio Doce

         Na última sexta-feira, dia 15 de maio de 2015 às 16h30, aconteceu a inauguração da Nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Núcleo Rio Doce.

     Fizeram-se presentes o Prefeito Municipal Ludovino Labas, Vice Prefeito Ceneri Ferlin, Deputado Valdir Cobalchini, secretario da saúde Francisco Jucelino Ribeiro, Presidente da Câmara de Vereadores Djalma Marco da Rocha, Enfermeira Cristiane e o Padre Valmir Pasa.

     A Unidade de Saúde foi construída pela Empresa vencedora da licitação a Construtora J.Lopes Construções Ltda. de Monte Castelo/SC. Com área construída 302,63 m². Com valor da proposta de R$ 408, 000,00 e Valor Efetivo da Obra de R$ 401.880,30. O recurso para a construção foi pleiteado junto ao Governo Federal, através do Programa Requalifica - UBS.

Fotos:






Fotos e texto: Site Lebon Régis Destaque.