sábado, 5 de outubro de 2013

Hospital Santo Antônio: objetivos alcançados e metas para o futuro


         A partir de 2014, o Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio passará a integrar as Redes de Urgência e Emergência, tornando-se uma Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), passando a possuir mais 20 leitos dedicados a pacientes da região no período pré e pós-operatório. Para tanto, os leitos passarão por uma reforma para que sejam adequados às exigências da rede. Outra mudança importante será a implantação de um elevador de macas para facilitar a locomoção destes pacientes. Será implantada uma parceria entre os hospitais da região, conforme suas especialidades, tornando mais ágil o tratamento dos pacientes conforme sua patologia. Estas mudanças refletirão em melhorias na qualidade e agilidade dos atendimentos da população além de incrementar na receita do convênio SUS um aumento em torno de 100%, possibilitando a melhoria e investimentos em equipamentos e recursos humanos.


Dr. Daniel Hernandes, Diretor Clínico do Hospital Santo Antônio
 e o Presidente do Conselho Administrativo, Moacir Galeno.
      
      Os primeiros passos já estão sendo dados com a reorganização dos diversos setores do hospital, como o SAME - Serviço de Arquivo Médico, facilitando acesso a prontuários e fichas de atendimento. Aquisição de equipamentos para reequipar cozinha, lavanderia e pronto-socorro. Outra coisa importante é a informatização dos setores e o controle de estoque e patrimônio implantado, o que possibilita melhor gerenciamento dos gastos e otimização dos recursos. Ressalta-se que os estoques de materiais e medicamentos padronizados pelo hospital encontram-se supridos e atendem a demanda de prescrições internas (oriundas dos médicos plantonistas).
SAME totalmente reestruturado e organizado.

             O projeto para reforma já encontra-se em análise pela ANVISA para aprovação e posterior processo de licitação e início das reformas.
          A implantação destas redes tem por objetivo propor novos mecanismos de financiamento das políticas públicas de saúde com foco na garantia do contínuo assistencial e na responsabilização das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal). Considerando a ampliação do acesso, integralidade e equidade na organização da estrutura regional de atenção a saúde e sua sustentabilidade.
           No final do exercício de 2012, foi desenvolvido pela equipe técnica do hospital um plano de ação com o estabelecimento de metas, em que sugeria a redução de gastos sem perda de qualidade dos serviços oferecidos. O Plano, de acordo com o próprio hospital, surtiu resultados, demonstrado através das contas em dia e melhorias no atendimento, alcançando os objetivos planejados. A Instituição recuperou ainda, a credibilidade, encontrando portas abertas junto aos fornecedores e às instituições financeiras.

        A equipe administrativa da Instituição destaca: "A Prefeitura Municipal vem contribuindo financeiramente com muita responsabilidade para que possamos alcançar os objetivos que planejamos. Temos ainda muito o que melhorar. Hoje temos um conselho superior administrativo muito comprometido com nossa instituição, o qual é presidido pelo sempre presente e atuante Moacir Galeno Varela Furtado e ainda ressaltar o comprometimento de todos os nossos servidores: corpo de enfermagem, cozinheiras, serventes, agentes administrativos, recepcionistas, técnicos e médicos, sem os quais não teríamos alcançado nossos objetivos. Buscamos sempre a melhoria nos nossos serviços e atendimentos visando oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde e da responsabilidade social."

Fotos:
















Um comentário:

  1. Parabéns a todos os funcionários e administração do hospital pelo esforço e dedicação

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário