segunda-feira, 25 de junho de 2012

Equipes de ESF realizam Visitas Domiciliares

          Após a aquisição do veículo Renaut Clio em maio/2012, a ESF - Central (Estratégia Saúde da Família), iniciou sua utilização nas visitas domiciliares que são realizadas pela Equipe à pacientes acamados ou com dificuldades para locomoverem-se até a Unidade de Saúde.
             Nas visitas domiciliares, a Equipe avalia o paciente e faz a prescrição da medicação/exames, da mesma forma como acontecem as consultas médicas na Unidade de Saúde. As visitas são realizadas uma vez por semana, às sextas-feiras.
             O veículo será utilizado por todas as Equipes de ESF do município, respeitando um sistema de rodízio.

Equipe ESF - Central preparando-se para realizar visita domiciliar.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESF Central realiza Palestra para Gestantes do Centro

          Como a gestante pode sentir-se mais confortável durante a gravidez? Assim iniciou-se a Palestra com o grupo de Gestantes do Centro, realizado pela equipe de ESF-Central, dia 20/06. Através de Palestra com o Dr. Lothar Schmechel Dobke, as gestantes receberam orientações e informações que irão auxiliá-las durante a fase da gravidez.

         Estes encontros acontecem mensalmente e tem como objetivo repassar informações sobre as mudanças ocorridas nesta fase da vida da mulher. Além das Palestras, é realizado verificação da Pressão Arterial, distribuição de brindes e é oferecido lanche aos presentes. 


FOTOS:

















segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia "D" da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil foi movimentado

         No último sábado, dia 16/06, aconteceu mais um "DIA D" da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil para crianças de 0 a menor de 5 anos de idade. O Posto Central ficou aberto das 08h00 às 17h00, sem fechar ao meio-dia. No sábado, foram vacinadas192 crianças, totalizando 568 crianças já imunizadas. A Campanha iniciou dia 11/06 com término previsto para o dia 29/06/2012.

         No interior, as crianças já foram vacinadas. No bairro da Gruta será no dia 20/06 e no bairro do Doce dia 21/06, conforme atendimento da Unidade. Até o término da Campanha esperamos vacinar pelo menos 95% das crianças.


Fotos do Evento:






















sexta-feira, 15 de junho de 2012

Palestra sobre Nutrição fez parte do Encontro com Hipertensos e Diabéticos realizado pela ESF Central

        A Equipe de Saúde da Família Central realizou mais um encontro com Hipertensos e Diabéticos neste dia 15 de junho. Nesta reunião, houve a participação da estagiária de nutrição Bruna Franco, que ministrou palestra sobre os Cuidados com a Alimentação para Boa Saúde. Houve também dinâmicas de Grupo, com várias brincadeiras que mexeram com os presentes. O encontro contou, mais uma vez, com o envolvimento de toda a equipe de ESF.

Fotos do Evento:

Estagiária de Nutrição, Bruna Franco palestrando.

Brincadeiras e dinâmicas de grupo animaram os presentes

Brincadeiras e dinâmicas de grupo animaram os presentes.

Brincadeiras e dinâmicas de grupo animaram os presentes




terça-feira, 12 de junho de 2012

Leve seu super-herói menor de cinco anos ao posto de vacinação!

       O Posto de Saúde Central já está realizando a vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) desde o dia 11/06 e prolonga-se até o dia 25 de junho. Esta Campanha visa imunizar as crianças menores de 5 anos de idade. Sábado, dia 16/06 acontecerá o Dia "D", principal dia da Campanha, que será no Posto de Saúde do Centro das 08h00 às 17h00, sem fechar ao meio-dia. No Posto de Saúde da Gruta a vacina será no dia 20/06, quarta-feira, no horário de atendimento da unidade. No Posto de Saúde do Doce, a vacina será no dia 21/06, quinta-feira, no horário de atendimento da unidade. Nas comunidades do interior, a vacinação ocorre conforme conforme cronograma repassado aos Agentes Comunitários de Saúde. Leve seu filho menor de 5 anos de idade para tomar a gotinha e não se esqueça da caderneta de Vacinação.
Vacinação no Posto Central.
      O slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que será realizada em etapa única, é “Leve seu super-herói menor de cinco anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta”.
       A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, entra na 33ª edição nessa segunda-feira (11), com a expectativa de imunizar em todo o país mais de 14 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade. Em Santa Catarina, a meta é vacinar pelo menos 95% das 411.967 crianças incluídas nesta faixa etária.
      Luciana Amorim, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lembra que o Brasil está há 23 anos livre da doença, mas reforça “que toda criança com até cinco anos de idade deve tomar as gotinhas, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Isso continuará mantendo Santa Catarina como área livre da poliomielite”.
     
O que é a Poliomielite?

      
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo poliovírus, e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
     A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
      A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação e de hábitos de higiene pessoal, que previnem também contra outros tipos de doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.