O Posto de Saúde Central já está realizando a vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) desde o dia 11/06 e prolonga-se até o dia 25 de junho. Esta Campanha visa imunizar as crianças menores de 5 anos de idade. Sábado, dia 16/06 acontecerá o Dia "D", principal dia da Campanha, que será no Posto de Saúde do Centro das 08h00 às 17h00, sem fechar ao meio-dia. No Posto de Saúde da Gruta a vacina será no dia 20/06, quarta-feira, no horário de atendimento da unidade. No Posto de Saúde do Doce, a vacina será no dia 21/06, quinta-feira, no horário de atendimento da unidade. Nas comunidades do interior, a vacinação ocorre conforme conforme cronograma repassado aos Agentes Comunitários de Saúde. Leve seu filho menor de 5 anos de idade para tomar a gotinha e não se esqueça da caderneta de Vacinação.
Vacinação no Posto Central. |
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, entra na 33ª edição nessa segunda-feira (11), com a expectativa de imunizar em todo o país mais de 14 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade. Em Santa Catarina, a meta é vacinar pelo menos 95% das 411.967 crianças incluídas nesta faixa etária.
Luciana Amorim, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lembra que o Brasil está há 23 anos livre da doença, mas reforça “que toda criança com até cinco anos de idade deve tomar as gotinhas, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Isso continuará mantendo Santa Catarina como área livre da poliomielite”.
O que é a Poliomielite?
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo poliovírus, e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação e de hábitos de higiene pessoal, que previnem também contra outros tipos de doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.
0 comentários:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário