domingo, 15 de abril de 2012

Histórico do Hospital Santo Antônio

Em 26 de novembro de 1959, o então Prefeito Ovídio Gomes sancionou a lei de doação do terreno para a construção da sede própria do Hospital.
Posteriormente, no mês de maio do ano de 1967, sob a administração do Prefeito Ataliba Granemann criou-se uma lei autorizando a construção do hospital, denominada na época de  “Hospital Nossa Senhora de Fátima”.  
Na gestão do Prefeito Pedro Auerswald foi sancionada a lei n. 042/73 de 23 de novembro de 1973, para a criação do Hospital Municipal o qual passou-se a denominar “Hospital Municipal de Lebon Régis”, ficando o chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a proceder a elaboração da planta e iniciar a construção da obra.
No ano seguinte o ainda Prefeito Pedro Auerswald sanciona uma nova lei n. 045/74 de 22 de janeiro de 1974 para a doação de um terreno com 6.000 metros quadrados para a construção do hospital, tal terreno foi doado pelos Srs. Gustavo Spautz, Ricardo Spautz e Miguel Spautz.

Lei de criação do Hospital (Clique e amplie)

Com a lei n. 049/74 de 22 de janeiro de 1974 alterou-se o nome do hospital, passando-se a designar “Hospital Municipal Santo Antônio”.
Na data de 24 de maio de 1974, a lei n. 060/74 cria uma comissão para dirigir os trabalhos de construção, compras e demais atos ou serviços necessários, sendo então os membros os Srs. Arthur Granemann de Souza, Armindo Werner, Gustavo Spautz, Walmor Carlin do Prado, Arilberto Sclindwein, Aurino Spautz, Eduvino Deboni, Leandro Bonatti, Edmundo Semann, Raulino Bonatti e Maximino Tibes de Morais.
No ano posterior, mais precisamente na data de 22 de maio, uma nova lei altera a denominação do Hospital, o qual passa a se chamar “Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio”, sendo que este prevalece até os dias de hoje.
Desta forma, pode-se observar que o Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio foi criado pela lei n. 042/73, com as alterações de leis posteriores n. 049/74 e n. 078/75. É importante ressaltar que foi a lei n. 196/79 de 24 de maio de 1979 que transformou o Hospital em Autarquia Municipal, assim o mesmo passou a ser mantido pelo município de Lebon Régis.
Salienta-se ainda que, o HMMSA foi inaugurado em 09 de dezembro de 1979 sob a gestão do Prefeito Municipal Raulino Bonatti, porém o mesmo já estava em funcionamento desde 14 de maio do ano supracitado.
Desde seu funcionamento o HMMSA tem a sua renda financeira proveniente de convênio com o SUS, porém, a maior parte de suas despesas é mantida pelo município de Lebon Régis.

Hospital Santo Antônio, na década de 70