sexta-feira, 18 de março de 2016

Mosquito Aedes Aegypti foi tema de reunião com HA e DIA no centro

           Em 17 de março de 2016, a ESF Central realizou a reunião mensal com o grupo de hipertensos e diabéticos. Neste mês, a Dra. Letícia palestrou sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, chikungunya e febre zika. Enfatizou os cuidados que devemos ter para impedir a criação e proliferação do mosquito, como: Evitar deixar pneus com água acumulada; Escorrer águas de lajes; Pratinhos de plantas devem estar sempre secos ou preenchidos com areia; Caixas d'água mantidas limpas e tampadas; Trocar diariamente a água de vasilhas usadas para animais domésticos; Manter piscinas cobertas ou esvaziadas; Manter garrafas, copos e vasilhas guardados em locais cobertos e armazenados com a boca virada para baixo, etc. 
       A Dra. também reforçou as medidas individuais de proteção, como: Usar repelente no corpo, colocar telas nas janelas, uso de mosquiteiros e gestantes usar roupas longas.

Fotos:







ESF Gruta inicia as atividades com o grupo de hipertensos e diabéticos

          Neste dia 10 de março de 2016 foi realizado encontro com hipertensos e diabéticos através da ESF-Gruta. O palestrante deste evento foi o técnico de controle de vetores do Município de Lebon Régis o Sr. Ivanir Iesbik, onde trouxe como tema dengue, Zika vírus e Chikungunya. Ele explicou a diferença de cada uma dessas doenças, a transmissão e principalmente a prevenção em forma de orientações a todos os presentes. Após a palestra as agentes de saúde Sonia e Cirene fizeram uma dinâmica de grupo com o chapéu "você tira o chapéu para essa pessoa "para descontração de todos.

Fotos:





quinta-feira, 3 de março de 2016

Equipe do Núcleo Rio Doce realiza o "Sábado da Puericultura"

          No sábado do dia 20 de fevereiro a equipe do Núcleo Rio Doce organizou o sábado de PUERICULTURA. Crianças de zero a 1 ano foram avaliadas pelo médico,  enfermeira e odontóloga do Bairro.
        O Ministério da Saúde preconiza que a criança deve ser acompanhada desde o nascimento até os 5 anos de idade, com consultas regulares e agendadas, garantindo assim a integralidade. Além das avaliações, as crianças receberam doses de Vitamina A, essencial para o desenvolvimento da visão, Pele, entre outros benefícios. 
Fotos:






ESF-Doce realiza encontro sobre Tabagismo

        Iniciou nessa segunda feria dia 15 de fevereiro o primeiro encontro do Programa Nacional de Combate ao TABAGISMO no município de Lebon Régis. A iniciativa surgiu dos profissionais de saúde que atuam no posto dessa localidade, com objetivo de atender às pessoas que tem inerente em cessar com o hábito de fumar. 
        Segundo a OMS, hoje o cigarro mata em média 5 milhões de pessoas através de doenças ocasionadas pelo uso do tabaco, entre elas estão câncer e infarto. 
       O programa é desenvolvido pelo Ministério da SAÚDE, e realizado na Ubs do bairro NÚCLEO Rio Doce todas as segundas feiras às 10 horas. 
Quem tiver interesse pode procurar o posto ou ligar no número 3247-0570.
 
Fotos: