segunda-feira, 27 de julho de 2015

"Uso adequado de medicamentos na 3ª Idade" é tema de reunião com Hipertensos e Diabéticos

          Dia 23 de julho de 2015, a ESF-Central realizou a reunião mensal com o Grupo de Hipertensos e Diabéticos. Neste mês o assunto abordado foi o uso adequado de medicamentos na 3ª idade. O envelhecimento é um processo biológico, e muitas doenças se desenvolvem nessa época da vida, o que aumenta o uso de medicamentos. Dra. letícia explicou o modo correto de usar e conservar os medicamentos, bem como a interação entre os diferentes fármacos.

Fotos:








Posto de Saúde do Doce realiza Campanha de vacinação da Hepatite B e realiza testes rápidos

       A vacina contra hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional, ela protege contra o vírus da hepatite B, doença que pode causar cirrose hepática e câncer no fígado. Nesse dia 25 de julho o posto de saúde do Núcleo Rio Doce disponibilizou a vacina para população em geral. Além disso a unidade realizou testes rápidos de HIV, Hepatites virais e Sífilis. Agradecemos a participação de todos.

Fotos:









quinta-feira, 16 de julho de 2015

Edital de Concurso Nº 001/2015 - Hospital e Maternidade Santo Antônio

                                

           Moacir Galeno Varela Furtado,  Presidente  do  Hospital  e  Maternidade  Municipal  Santo  Antônio, autarquia do município de Lebon Régis(SC), no uso de suas atribuições legais e tendo por base a Lei Orgânica do Município  de  Lebon  Régis,  a  Lei  complementar  nº  60, de  10  de  dezembro  de  2009,  e  demais  legislações aplicáveis, torna público, pelo presente Edital, as normas para realização de CONCURSO PÚBLICO de ingresso e formação  de  cadastro  de  reserva  de  servidores  em  caráter  efetivo  do  Quadro  Permanente  de  Pessoal  da autarquia Municipal. 

Abaixo link para visualizar ou baixar o Edital:

ESF-Central realiza adiministração de Vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos de idade

            Nos dias 14 e 15 de julho de 2015, a ESF-Central realizou a administração de Vitamina A para as crianças de 6 meses a 5 anos na creche Valmor Carlin.
             A Vitamina A é um micronutriente essencial para a visão, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, manutenção dos tecidos e imunidade. É encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado); vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjados.
              A suplementação de Vitamina A estará acontecendo no quatro postos de saúde do município de Lebon Régis (Central, Doce, Gruta e Faxinal São Pedro), à partir de agosto/2015.
Para receber a vitamina A, a criança deve ter entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e levar a caderneta de vacinação.

Fotos:



 

Resumo das atividades do 1° semestre de 2015 do Posto de Saúde da Gruta



              Na reunião do P-MAQ  deste mês de julho a equipe de saúde faz um estudo das atividades desenvolvidas do primeiro semestre de 2015 e  programação das atividades do semestre seguinte.
              A Equipe em conjunto analisou que obtivemos uma boa produção dos serviços prestados a população e das atividades de educação em saúde desenvolvidas na comunidade foi realizado neste primeiro semestre: 4 encontro mensais de Hipertensos e diabéticos, gestantes,  pesagem do SISVAN, pesagem diária do bolsa família, entrega de lembrancinhas no mês de março em comemoração do dia internacional da mulher,foi sorteado também uma cesta de produtos de higiene e beleza  no mês de maio  referente a  campanha  de prevenção do câncer do colo uterino, realizado visitas domiciliares nos bairros e no interior, campanha de vacinação do H1N1 na Unidade de Saúde e no interior entre outros.
             Segue abaixo a tabela explicativa dos procedimentos realizados por esta equipe:

Procedimentos
Total
Avaliação antropométrica
1566
Glicemia capilar
297
Administração de medicamentos
48
Aferição pressão arterial
1609
Nebulização
73
Retirada de pontos
18
curativos
226
preventivos
112
Teste rápido de gravidez
17
Consulta médica
 2018
Consulta da Enfermeira
153
Visita domiciliares
58
Eletrocardiograma
65
Reuniões de equipe
10



Fotos:

                 























terça-feira, 14 de julho de 2015

Realizada a V Conferência Municipal de Saúde

           Dia 08 de julho de 2015, quarta-feira, às 13h00, realizou-se a V Conferência Municipal de Saúde, no Auditório Municipal Pedro Inhaia, com o tema central: "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro." O tema foi subdividido em 8 eixos temáticos, sendo eles: I- Direito à Saúde. garantia de acesso e atenção de qualidade; II- Participação Social; III- Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; IV- Financiamento do SUS e Relação Público-privado; V- Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI- Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII- Ciência, tecnologia e Inovação no SUS; VIII- Reformas Democráticas e populares do Estado.
          A palestra principal, a qual explanou o funcionamento e importância das Conferências de Saúde e os oito eixos-temáticos, foi ministrada pelo palestrante Jairo Netto, graduado em Filosofia e Marketing com MBA em administração e marketing, administração pública e gerência de cidades. 
       Durante a Conferência, foram desenvolvidos trabalhos em grupo sob a orientação da técnica da Regional de Videira, Andrea Berto com auxílio de Camila Guedes, servidora do município, discutindo cada eixo temático e elaborando propostas para serem levadas para discussão na Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro na cidade de Lages. Foram, ainda, escolhidos Delegados que representarão o município de Lebon Régis na Conferência Estadual e defenderão as propostas escolhidas na votação.
      O evento ainda contou com a participação do Prefeito Municipal, Ludovino Labas, do Secretário Municipal de Saúde, Sr. Jucelino Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilmarisa Comper Silva, representantes de municípios da região, membros do Conselho Municipal de Saúde, membros de Secretarias do município de Lebon Régis, servidores, população, etc. 

Fotos:










quarta-feira, 8 de julho de 2015

"Alimentação saudável durante a gravidez" foi tema da reunião de gestantes promovida pela ESF - Doce

             Nesse dia 07/07 aconteceu o primeiro encontro das gestantes na nova Unidade de Saúde do bairro Núcleo Rio Doce. O tema escolhido pela enfermeira que apresentou a palestra foi: alimentação saudável durante a gestação. Obrigada pela participação de todos.

Fotos:



ESF Doce realiza mais um encontro com hipertensos e diabéticos

          No dia 26 de junho aconteceu mais um encontro do grupo HIPERDIA (Hipertensos e Diabéticos) no bairro Núcleo Rio Doce.
         Foram realizadas atividades de verificação do IMC Índice de Massa corporal e circunferência abdominal. Parâmetros esses, que indicam peso adequado e risco para desenvolver doença cardíaca. Os encontros acontecem mensalmente e são realizados na igreja católica dessa localidade.

Fotos: