quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Servidores participam de Seminário sobre BPC na Escola

       Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2014, estiveram no Seminário de Formação sobre o Programa BPC na Escola, no município de Florianópolis, os Servidores Públicos Municipais Neire das Graças Luiz, auxiliar de enfermagem e os assistentes sociais, Adevilson Carlos Pires e Meliza Sabini. 
O Programa BPC na Escola, criado pela portaria normativa Interministerial nº 18, de 24 de Abril de 2007, faz parte do plano Viver sem Limites, do Governo federal, e tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada Federal e dos municípios. Tem como principal diretriz a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, com vistas à superação dessas barreiras.
O Seminário possuía como intuito formar os gestores municipais e estaduais das áreas da Saúde (Atenção Básica), Assistência Social (Proteção Social Básica), Educação (Coordenadores e/ou Integradores da educação Especial) e aplicador do questionário, com vistas a integrar as ações voltadas à inclusão (acesso e permanência) do educandos da Educação Especial, Beneficiários do BPC da rede regular de ensino no Estado de Santa Catarina.
Para maiores informações, poderão ser consultados a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.

Fotos:






terça-feira, 23 de setembro de 2014

ESF's realizam acompanhamento do Programa Saúde na Escola

        No dia 5 de setembro, a ESF-Rural juntamente com as ESF-Central e do bairro Núcleo Rio Doce realizaram a pesagem e verificação da PA dos alunos da escola 30 de Outubro, referente ao programa PSE - Programa Saúde na Escola. Na próxima etapa serão realizadas palestras nas escolas.      
   
         Neste dia 11 de setembro, a ESF-Rural realizou mais um encontro de Hipertensos e Diabéticos na comunidade do Rio do Meio. Neste mês, o Dr. Joel abordou como tema, a Diabetes. Esclareceu dúvidas e informações de como evitá-la. O próximo encontro foi marcado para o mês de novembro.



      

ESF-Núcleo Rio Doce realiza Palestra com moradores do bairro

         Para encerrar o mês de agosto, a equipe do ESF - Núcleo Rio Doce, realizou uma palestra para os moradores do bairro, com o objetivo de orientar sobre a manipulação correta dos alimentos antes de ingeri-los e cuidados como: higiene da mãos, cuidados com a ingestão de alimentos e água contaminados. 
      As agentes comunitárias de saúde Patricia Machado e Serli Castro também explicaram sobre as doenças relacionadas com a contaminação da água e a falta de higiene. Agradecemos a presença de todos que participaram. As palestras acontecem todo mês na igreja católica no bairro.

Fotos:




quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"Gastrite" foi o assunto abordado pela ESF-Central em sua Reunião de Hipertensos e Diabéticos

            Em 18/09/2014, a ESF-Central reuniu os Hipertensos e Diabéticos para reunião mensal. O assunto abordado neste mês pela Dra. Letícia foi "Gastrite". Os participantes puderam atualizar seus conhecimentos e relatar suas experiências, visto ser uma doença bastante comum entre os presentes.
        A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e pode ter várias origens, desde stress, uso inadequado de medicações, presença da bactéria H. pilory, entre outros, mas é de fácil tratamento. 
         Dentre as formas de prevenção, destacam-se os hábitos alimentares: fazer refeições pequenas e seguidas (3 refeições no dia) lanches nos intervalos das refeições), evitar embutidos, enlatados, refrigerantes. Evitar cigarro, bebidas, álcool. Evitar o uso prolongado de anti-inflamatórios. 



Funcionários do Hospital Santo Antônio passam por Treinamento

             O Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal, realizaram nos dias 10 e 11 de setembro nas dependências do Hospital, treinamento para os funcionários sobre urgência e emergência, curso este ministrado pelo Bombeiro da reserva e Enfermeiro Amarildo Rodrigues dos Santos com aula teórica e prática.
       "Esse foi o primeiro de muitos cursos que serão oferecidos aos funcionários visto a importância do aperfeiçoamento profissional para prestar uma assistência de maior qualidade."  

Fotos:


















Nota de Agradecimento

          Gostaríamos de agradecer a enfermeira Daiana, do município de Fraiburgo, juntamente com sua equipe, pelos serviços prestados a população de Lebon Régis. O trabalho desempenhado pela equipe foi fundamental para todas as pessoas que necessitaram de atendimento especializado em Dermatologia. Em nome de toda nossa equipe de saúde, nosso muito obrigado.

Fotos: