segunda-feira, 9 de junho de 2014

ESF Central realiza Campanha sobre Câncer do Colo do Útero

          A ESF Central realizou no mês de maio, Campanha sobre o Câncer de Colo de Útero, que é uma doença de evolução lenta que acomete sobretudo mulheres acima de 25 anos, e cuja principal causa é a infecção pelo vírus HPV. As alterações das células que dão origem ao câncer sçao facilmente identificadas no exame preventivo do colo do útero. Por esta razão, é muito importante que toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa realizae o exame preventivo (Papanicolau) uma vez ao ano. Tão importante quanto realizar o exame, é buscar o resultado e no caso de alteração mostrar para o médico.
          No mês de maio foi sorteado 1 Kit de beleza e higiene pessoal entre as mulheres que realizaram o exame, e a ganhadora foi a Sra. Elizabete Rodrigues Rodigheri. Parabéns a ela e a todas as mulheres que realizaram o exame, demonstrando zelo por sua saúde!

Fotos:


Posto do Doce promove 1º Encontro de Saúde Mental

             Nesse dia 06 de junho aconteceu no bairro Núcleo Rio Doce o primeiro encontro do grupo de saúde mental promovido pelo posto de saúde do bairro. O grupo será formado por usuários do SUS que tomam medicamentos controlados ou que possuem alguma doença mental. Acontecerá uma vez por mês na igreja católica do bairro e todos estão convidados a participar das atividades promovidas pela equipe.

Fotos:



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma 2014

          Nos dias 27 de maio e 03 de junho de 2014, as equipes de saúde da família do Centro e do Doce realizaram nas escolas do bairro Núcleo Rio Doce e Santa Terezinha a Campanha de busca ativa de casos de Hanseníase e Tracoma e a administração de medicação para tratamento da verminose. Foram examinados um total de 598 pessoas entre alunos de 5 a 14 anos, professores e funcionários das escolas.
          Dentre os examinados, foram identificados 7 cados de tracoma, os quais já foram medicados, e 19 pessoas com machas na pele, que serão avaliados pela médica Dra. Letícia, e se necessário serão encaminhados para o serviço de Dermatologia.
          Vale lembrar que o Tracoma é uma doença contagiosa, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que atinge os olhos podendo comprometer a visão, causa lacrimejamento, fotofobia e dor.
          Já a Hanseníase é uma doença contagiosa causada pelo bacilo mycobacterium leprae, se apresenta como manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade.      

Fotos:










Servidores participam de Capacitação para Implantação do e-SUS

         Com o objetivo de qualificar a gestão da informação em saúde tanto para apoiar os profissionais da Atenção Básica quanto os gestores da saúde, o e-SUS Atenção Básica (AB) está sendo implantado em todos municípios catarinenses.
     Desde o início da primeira quinzena de abril, profissionais da Atenção Básica dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde estão sendo capacitados para implantar e manusear o sistema. O curso é ministrado por técnicos do DataSUS do Ministério da Saúde.
      Dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis, Cristyan Pierdoná e Janisse de Souza participaram de Capacitação para implantação do e-SUS no município, realizado no IFSC em Caçador nos dias 29 e 30 de maio. O município de Lebon Régis já utiliza sistema similar ao e-SUS há mais de um ano no atendimento aos pacientes, sendo necessário apenas exportar dados deste programa para o layout do e-SUS.
     O e-SUS AB é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos sistemas de informação na Atenção Básica, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado do usuário por meio do Cartão Nacional de Saúde.
        O sistema auxilia, controla e integra diversos setores de uma secretaria ou Unidade Básica de Saúde. Ele também permite acompanhar o histórico de saúde do usuário por meio dos atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade Básica de Saúde e pelo próprio usuário.

Fotos:

Técnicos do DATASUS (Ministério da Saúde) ministraram Capacitação do e-SUS.