terça-feira, 27 de maio de 2014

Posto de saúde Núcleo Rio Doce promove Palestra sobre Tabagismo

         Nesse dia 31 de maio comemora se o dia mundial de combate ao tabaco. A equipe de ESF do Núcleo Rio Doce aproveitou esse momento para realizar uma palestra sobre o tabagismo, falando sobre os malefícios que o tabaco pode ocasionar no organismo das pessoas. O cigarro possui mais de 3.500 substância tóxicas que quando inaladas podem causar sérias doenças como câncer de boca, úlcera peptica, câncer de pulmão entre outras. Além dessas doenças, foram abordados pela dentista e enfermeira da UBS algumas outras complicações relacionadas com o tabagismo. Agradecemos a presença de todos.

Fotos:



sexta-feira, 23 de maio de 2014

ESF's realizam encontros com Gestantes, Hipertensos e Diabéticos

         Em 22/05/2014, quinta-feira, a ESF Central em parceria com a ESF Rural realizaram mais um encontro com as gestantes. Neste mês, dr. Joel Worma de Souza falou sobre as alterações físicas e emocionais que ocorrem durante a gravidez, medos e mitos. As participantes compartilharam experiências e esclareceram dúvidas.
      Ainda no dia 22, a ESF Central realizou o encontro mensal com o grupo de Hipertensos e Diabéticos no Auditório Municipal. O assunto abordado foi "Infecção Urinária". A pré-disposição da pessoa idosa em adquirir a infecção, os sintomas que não podem ser ignorados. O encontro teve ótima participação.

Fotos:










terça-feira, 20 de maio de 2014

Hospital Santo Antônio recebe Alvará Sanitário

        O Hospital e Santo Antônio de Lebon Régis, recebeu no início do mês de maio o Alvará de Funcionamento Sanitário expedido pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Florianópolis e pela 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador.
      Foram vários meses para reunir toda a documentação necessária para a requisição do alvará. A falta deste alvará impedia vários procedimentos da parte do hospital e também vinha sendo cobrado e criticado por alguns Vereadores.
     Os fiscais, Antônio Campolino Ramos da Divisão de Vigilância  Sanitária de Santa Catarina e Ana Maria Graça Vieira Hemirich da 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, tiveram a seguinte conclusão após a fiscalização: “De um modo geral os ambientes da unidade hospitalar, estão bem higienizados  e organizados. Também observamos que o serviço conta com boa equipe de supervisores e que os colaboradores são comprometidos e trabalham com alegria e satisfação, com domínio na atividade desenvolvida. 
       Em relação a farmácia a presença e a supervisão do profissional farmacêutico, promovem sensivelmente o bom andamento do serviço e a segurança do paciente.
Embora o serviço de nutrição não conte com área física, exige a legislação vigente, a nutricionista garante a segurança do processo aplicando boas barreiras técnicas.
      Diante do exposto somos favoráveis a liberação dos alvarás sanitários: Hospital Geral, Serviço de Nutrição e Dietética e Farmácia."
     A Diretoria do hospital está com a documentação necessária para encaminhar ao Ministério da Saúde, para a implantação da rede de “Urgência e Emergência”, que virá ajudar a resolver e muito os problemas financeiros do hospital.

Texto e Fotos: Cícero Machado
Fonte: Site Lebon Régis Online. lebonregisonline.com.br

Fotos:
Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.

Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.




Hospital Santo Antônio recebe doação da Fundação "Nova Vida"

           O Hospital Santo Antônio de Lebon Régis, recebeu nesta quinta-feira 15 da Fundação Nova Vida, uma máquina de lavar roupas industrial e tecido para confecção de lençóis, fronhas e toalhas para equipar 20 leitos. A doação foi feita pela Fundação Nova Vida e entregue pelo Coronel Sálvio da Silva, representando o Presidente da Fundação, o ex Deputado Joaquim Coelho Lemos. Na ocasião foi entregue também duas cadeiras de rodas para o Lions  Club de Videira,  recebidas pelo Presidente da entidade.
           Estiveram presentes além do Coronel e sua equipe, o Prefeito Ludovino Labas, o Secretário de Saúde Jucelino Ribeiro, o Presidente do Hospital Moacir Galeno Varela Furtado e a Diretora do Hospital Kelly Fernanda. 

Texto e fotos: Cícero Machado
Fonte: Site Lebon Régis Online: lebonregisonline.com.br

Fotos:
Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.

Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.


Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.

Foto: Cícero Machado. Lebon Régis Online.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

ESF-Rural aborda o tema Colesterol e Triglicerídeos em Reunião com Hipertensos

         A Equipe de Saúde da Família Rural realizou a 4ª Reunião de Hipertensos e Diabéticos no dia 08 de maio de 2014, na comunidade de 30 de outubro. O assunto abordado foi colesterol e triglicerídeos com o palestrante dr. Joel Worma de Souza, médico da ESF-Rural. Contou com a participação da comunidade e da Equipe de Saúde.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Grupo de Hipertensos e Diabéticos recebem Vacina contra a Gripe no Posto do Núcleo Rio Doce

            Nesse dia 29 de abril aconteceu no núcleo rio doce uma palestra sobre a vacinação da gripe. O médico e a enfermeira do posto de saúde do bairro falaram sobre os benefícios da vacinação e seus efeitos no organismo. Logo após houve aplicação da vacina para os idosos e grupos de risco. Agradecemos a presença de todos.

Fotos: