terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto Escolar Odontológico atende o Bairro Núcleo Rio Doce

         Dando continuidade ao Projeto Escolar Odontológico, foi realizado no dia 10 de abril de 2014, levantamento epidemiológico na escola do Bairro Núcleo Rio Doce, onde técnica e dentista realizaram avaliação da saúde bucal dos alunos, incluindo desde pré-escola até 9ª série. Esta avaliação tem o objetivo de classificar o grau de necessidade de atendimento odontológico das crianças, que conforme o risco, serão agendadas para consulta com a dentista na unidade de saúde do bairro.

       Esta ação preventiva já demonstrou ser eficiente, pois comparando com o levantamento realizado anteriormente na mesma escola , o índice de cárie diminuiu. A equipe de saúde foi muito bem recebida pelos alunos e professores das escolas, recebendo inclusive homenagens por parte das crianças.
       A equipe de Saúde da Família do Bairro Núcleo Rio Doce, de Lebon Régis, está programando ainda o fornecimento de kits de escovação e flúor para serem aplicadas na escola do bairro, sob supervisão dos professores.

       A equipe que participou da Avaliação foi constituída por Dra. Juliana(Dentista), Neire (Téc. Enfermagem), Chaiane (Agente de Saúde) e Elizete (Agente de Saúde).

Fotos:








segunda-feira, 28 de abril de 2014

Posto do Doce realiza Campanha de Vacinação

           Nesse ano de 2014 a vacina da gripe protege contra os 3 subtipos da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B determinados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela e segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo a morte. Estudos demonstraram que a vacina pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e de 39% de mortalidade por complicações da influenza. No dia 25 de abril foram ofertadas as vacinas para os moradores do bairro Núcleo Rio Doce, os quais puderem receber as vacinas no posto de saúde local. Mais de 120 doses foram realizadas em crianças, idosos e gestantes. Será realizado novamente as vacinas no dia 09/05, dia que será encerrada a campanha de vacinação desse ano.

Fotos:




sexta-feira, 25 de abril de 2014

Gestantes participam de mais um encontro promovido pelas ESF's

           Em 24 de abril de 2014, a ESF-Central em parceria com a ESF-Rural realiza mais um encontro com as gestantes. Neste mês, o assunto abordado pelo Dr. Joel foi "Puerpério" (do 1º aos 42 dias após o parto). As futuras mamães e também os profissionais de saúde puderam sanar dúvidas e trocar experiências sobre o pós-parto e primeiros cuidados com o bebê e a mãe.

Fotos:







quarta-feira, 23 de abril de 2014

ESF GRUTA REALIZA REUNIÃO COM OS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

          Nesta sexta feira, dia 04/04/2014, as 14:00 horas a equipe ESF da Gruta realizou mais um encontro de hipertensos e diabéticos pertencentes a esta unidade. Os procedimentos realizados aos participantes foram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, em seguida a estagiária do curso de enfermagem Patricia Machado ministrou a palestra com o tema ALZHEIMER. Após houve renovação de receitas de medicamentos contínuos feita pelo Dr Daniel Hernandes Garcia.

Fotos:





segunda-feira, 7 de abril de 2014

ESF-Doce realiza 1º Encontro de Hipertensos em 2014

           Nesse dia 28/03 foi realizado o primeiro encontro do grupo Hiperdia do ano de 2014 no bairro Núcleo Rio Doce. Participaram cerca de 40 pessoas, moradores do bairro, que juntamente com ACS assistiram a palestra sobre: O uso adequado de medicações e seus efeitos"  da enfermeira responsável pela ESF. Os participantes puderam também renovar suas receitas com o médico o qual também participou do encontro. Os grupos serão realizados na igreja católica do bairro uma vez por mês. Agradecemos a participação de todos.

Fotos: