quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Grande evento realizado no Pavilhão marca o Novembro azul em Lebon Régis

    Nesta quarta-feira, dia 27/11/2013, aconteceu Mobilização pelo Novembro Azul. Este evento faz parte de várias ações voltadas à saúde do homem,  desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis, referentes ao Novembro Azul. A Mobilização pelo Novembro Azul que ocorreu no Pavilhão da Igreja Matriz, reuniu aproximadamente 300 homens, que puderam acompanhar palestras e realizar exames. 
Evento foi marcado pela grande participação do homens.
         O evento ocorreu da seguinte forma: 
- Abertura do Evento com representantes do SENAR/SC, Médico ESF-Rural, Secretário Municipal de Saúde, Prefeito Municipal, representantes do Sindicato Rural de Lebon Régis, etc;
- Realização de coletas de sangue para exames de PSA, totalizando 204 coletas;
- Realização de exames de Glicemia Capilar e aferição de pressão arterial, totalizando 81 exames e aferição;
- Café (Coffe break);
- Palestra com o tema "Câncer de Próstata" com Dr. Joel Worma de Souza, médico do ESF-Rural;
- Corte de Cabelo gratuito para os presentes (Helene e Jaque);
- Apresentação de dança com as meninas da Academia Corporale, de Lebon Régis;
- Almoço completo para os presentes;
- Ao final, foi realizada a entrega de brindes surpresa para todos os homens presentes ao evento;
      O evento contou com a participação de todos os servidores da saúde, na organização, limpeza e trabalhos desenvolvidos.
     O Secretário de Saúde, Jucelino Ribeiro, exaltou a importância da participação dos homens ao evento, demonstrando o interesse em cuidar de sua saúde. "O evento foi um sucesso e esperamos que assim os homens se conscientizem sobre a importância do exame de Próstata", finalizou o Secretário.  

Fotos:





















terça-feira, 26 de novembro de 2013

Realizado Encerramento do Grupo de Gestantes de Lebon Régis do ano de 2013

    Aconteceu nesta quarta-feira, dia 20/11/2013, o encerramento dos Encontros de Gestantes do município de Lebon Régis. Na ocasião , a cirurgiã-dentista, Dra. Nadeje, palestrou sobre os cuidados bucais da gestante e do bebê. Dr. Joel, médico do ESF-Rural salientou durante sua Palestra sobre a retomada dos encontros a partir de fevereiro/2014 e o Secretário Municipal de Saúde, Jucelino, refeorçou a importância das reuniões para a vida das gestantes, onde poderão aplicar o conhecimento que adquiriram nos cuidados com os bebês. As 21 participantes do encontro receberam brindes (Kits bebê) e puderam degustar delicioso café com acompanhamentos. após a Reunião, Dr. Joel realizou consulta médica com todas as gestantes do ESF-Rural.

Fotos:






Secretaria de Saúde participa de Força-tarefa na Escola da Gruta

          Neste sábado, dia 23 de novembro, aconteceu na Escola da Gruta, o Mutirão da Cidadania. A força-tarefa foi organizado pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Prefeitura Municipal. As pessoas puderam fazer documentos pessoais, como carteiras de identidade, CPF, etc. A Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis também participou do evento, inclusive o Secretário Municipal de Saúde, Jucelino Ribeiro, sendo que fez 55 cartões do SUS e 77 exames de Glicemia Capilar e Aferição de Pressão Arterial.

Fotos:











ESF-Gruta realiza encerramento do Mutirão de Renovação de Receitas de 2013

        Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, a equipe ESF-Gruta realizou o encerramento do grupo de Hipertensos e Diabéticos pertencentes àquela Unidade. No encontro foi realizado a aferição arterial e teste de glicemia capilar a todos os participantes. Após a triagem, as Agentes de Saúde Edna e Sirlei ministraram a palestra educativa, tendo como tema Hipertensão Arterial e Glicemia Capilar. Houve também a renovação de receitas. No final do encontro foi realizado o sorteio de brindes entre os 47 participantes. 

Fotos:








Neste Novembro Azul, Posto de Saúde Núcleo Rio Doce realiza Palestras com os Homens

    A saúde do homem é tema principal nesse mês de novembro, também chamado de Novembro Azul. Além da saúde do homem, também desperta-se um interesse especial em relação ao Diabetes. Pensando nisso, o posto de saúde Núcleo Rio Doce organizou nesse dia 23/11 um circuito de palestras sobre câncer de próstata e Diabetes. Cerca de 30 homens acima de 40 anos participaram do evento, onde puderam tirar suas dúvidas sobre o tema. A equipe do posto agradece à todos pela participação. 

Fotos:




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ESF Central encerra reuniões de Hipertensos/Diabéticos de 2013

        Aos 20 dias de novembro de 2013, a ESF Central realizou a Reunião do Grupo de Hipertensos e Diabéticos pertencentes à esta equipe. Este foi o último encontro do ano e contou com com grande participação dos integrantes do Grupo. Além da Palestra ministrada pelo Dr. Joel sobre o tema "Osteoporose", houve também a distribuição de brindes entre os participantes. Os grupos voltam a se reunir provavelmente em Fevereiro/2014.

Fotos:





Agentes de Saúde participam de Treinamento em Primeiros-socorros

        Foi realizado neste mês de novembro/2013, Treinamento em Primeiros Socorros com os Agentes Comunitários de Saúde de Lebon Régis. O curso, ministrado pela Técnica em Enfermagem Maricélia Palavro, de Joaçaba, teve carga horária de 16 horas  e foi realizado pelo SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na sala de reuniões do sindicato Rural de Lebon Régis. O treinamento abordou temas como engasgamento, parada respiratória, hemorragias, queimaduras, curativos, feridas, fraturas, manipulação e transporte de pacientes, intoxicação, convulsão, desmaios, picada de animais peçonhentos, etc. Através de aulas práticas, os alunos aprenderam como proceder em situações de emergência, prestando os primeiros socorros à vitima de forma correta e eficiente. Prof. Maricélia conclui: "Este curso simula algumas das situações de emergência mais corriqueiras, e que quando uma pessoa preparada está por perto, pode salvar uma vida." 

Fotos: