segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Equipe de Saúde da Família Rural recebe Palestra e traçam metas de trabalho

         Os Agentes Comunitários de Saúde da ESF-Rural, que atuam no interior do município de Lebon Régis, receberam na última quinta-feira, dia 26/09/2013, palestra com o técnico em Informática da Secretaria de Saúde do município, Cristyan Pierdoná, onde abordou o Programa SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica e os instrumentos utilizados para seu pleno funcionamento. Este sistema, desenvolvido pelo DATASUS em 1998, armazena e processa informações relacionadas à Atenção Básica utilizando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como instrumento de coleta de dados. Através das chamadas Fichas A, os Agentes de Saúde cadastram e acompanham as famílias de sua área, agregando ainda, informações sobre os integrantes da família, dados sócio-sanitários, dentre outros, além de registo de procedimentos e atividades realizadas. "É de fundamental importância que os Agentes de Saúde conheçam o funcionamento do Programa, preenchendo corretamente as fichas de visita e contribuindo assim para que tenhamos uma rica fonte de dados sobre a situação de saúde dos moradores de sua área e auxiliando a sua Equipe no processo de trabalho." destacou Cristyan.
    Além da Palestra, a Enfermeira Kelly Durdyn, organizadora dos trabalhos, fez a entrega de crachás de identificação para as Agentes e fez uma mesa redonda com toda a sua equipe de trabalho para discutir melhorias e traçar metas de trabalho. 

Fotos:














quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ESF Central realiza mais um encontro com Hipertensos e Diabéticos

     A ESF Central realizou mais um encontro com Hipertensos e Diabéticos, nesta quarta-feira, dia 25/09/13, nas dependências do Posto Central. O assunto em pauta foi o Diabetes, dando continuidade ao tema abordado no mês anterior. Neste encontro, Dr. Joel abordou as complicações do Diabetes descompensado, reforçou as formas de prevenção e auto-cuidado. Os participantes contribuíram com relatos de experiências pessoais, enriquecendo ainda mais o encontro.

Fotos:







terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saúde realiza 2ª Reunião com Gestantes

         Aconteceu quinta-feira, dia 19/09/2013, a 2ª Reunião com Gestantes do município de Lebon Régis. Desta vez o assunto abordado foi o "Parto". O palestrante, Dr. Joel Worma de Souza sanou todas as dúvidas e questionamentos das 13 gestantes presentes, que como sempre foram muito participativas durante a Palestra. O evento contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Jucelino Ribeiro e as enfermeiras dos ESF's. Foi oferecido lanche para os presentes e repassado a data do próximo encontro, que se dará dia 17/10. A organização do evento está a cargo da ESF Rural e ESF Central.

Fotos:










segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma tarde diferente com o Grupo de Hipertensos e Diabéticos da Gruta

        A equipe de Saúde da Gruta realizou no dia 06/09/2013, sexta-feira, no salão paroquial da Gruta, uma tarde diferente com os participantes, onde envolveu toda a equipe de ESF. Foram realizadas diversas dinâmicas de grupo motivando o raciocínio rápido e o bem estar físico e mental dos participantes.

Fotos:













sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mais vale prevenir do que remediar!

         A higiene pessoal, a limpeza da casa e da comunidade, o controle de insetos e um estilo de vida saudável são estratégias simples que previnem doenças como: Diarréia, escabiose, pediculose, entre outras. Muitas infecções são transmitidas de pessoa para pessoa devido à falta de higiene e ao compartilharmos coisas de uso pessoal. Pensando em promover a saúde, a Unidade de Saúde do Núcleo Rio Doce realizou nesse dia 06 de setembro uma ação, onde as crianças puderam assistir palestras e vídeos sobre higiene. A Unidade de saúde agradece a participação de todos, em especial aos professores e alunos do programa Mais Educação que também participaram.

Fotos:






terça-feira, 10 de setembro de 2013

Equipes de Saúde da Família de Lebon Régis recebem veículo 0 Km

          Está sendo utilizado pelas Equipes de Saúde da Família do município de Lebon Régis, um novo veículo para que sejam desempenhadas diversas funções, entre elas Visitas domiciliares, Cursos, atividades administrativas e demais tipos de deslocamentos. Trata-se de um veículo Uno Mille 2013, adquirido 0Km através de recursos da Vigilância Epidemiológica e Alienação de Bens. 
      Este veículo está sendo de grande utilidade para as equipes, pois agiliza o deslocamento para visitas e atividades administrativas, melhorando ainda mais o atendimento aos pacientes.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Avaliação odontológica nas Escolas demonstra ótimos resultados

          Na segunda-feira, dia 02/09/13, foi dados continuidade à Avaliação Odontológica nas crianças da Escola Municipal Nucleada Santa Catarina, localizada no Faxinal São Pedro - Km 26. Na avaliação realizada pela dentista, Dra. Melissa, a mesma observou que o trabalho de prevenção realizado pela Dra. Nadeje obteve um ótimo resultado. Ela realizou o acompanhamento e prevenção dessas crianças desde o nascimento até junho deste ano, orientando as mães sobre os cuidados com a alimentação, escovação correta e aplicação de flúor na escola. Através deste excelente trabalho, das 353 crianças acompanhadas pela Dra. Nadeje e pela técnica Neire, apenas 3,68% delas necessitam de tratamento odontológico urgente.

Fotos: