sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ESF-Rural e Secretário de Saúde realizam reunião com Agentes de Saúde do interior do município

         Na última terça-feira, dia 27/08/2013, a enfermeira Kely Durdyn juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Jucelino Ribeiro, realizaram reunião com todos os agentes de saúde do interior, objetivando a apresentação da Enfermeira, que há pouco tempo está à frente da ESF-Rural, e debater demais assuntos de interesse dos agentes.
            Jucelino falou da importância do trabalho dos Agentes Comunitários, frisando que eles são o elo de ligação entre a comunidade e o SUS. Destacou também o trabalho de Avaliação Odontológica que vem sendo desenvolvido nas escolas do interior.
            A enfermeira Kelly apresentou-se aos agentes e destacou alguns pontos importantes para o bom andamento dos trabalhos dentro da ESF-Rural. Um deles é a busca ativa de Gestantes, Hipertensos e Diabéticos no interior, para que seja feito um acompanhamento adequado destes grupos. Ela ainda sanou diversas dúvidas dos agentes e repassou que ocorrerá reuniões mensais, contando sempre com a presença do secretário Municipal de Saúde e toda a equipe da ESF-Rural.

Fotos:





ESF-Rural realiza Avaliação Odontológica nas escolas do interior do município

       Foi realizado entre os dias 21 a 28 de agosto de 2013, Avaliação Epidemiológica de Odontologia, onde técnicos e dentista realizaram avaliação da saúde bucal dos alunos nas escolas do interior do município. Esta avaliação tem o objetivo de classificar o grau de necessidade de atendimento odontológico das crianças, que  conforme o risco, serão agendadas para consulta com o dentista. Além disso, foi realizada orientação abordando os passos para uma correta escovação. 
Dentista realiza avaliação odontológica.
           Esta ação preventiva já demonstrou ser eficiente, pois em escolas onde já foi realizado este procedimento (Escola Santa Catarina), poucas crianças irão precisar de algum tipo de tratamento bucal. "Isto demonstra que a prevenção é a melhor maneira de termos uma saúde bucal adequada, e demonstra que esta Avaliação nas escolas está trazendo os resultados esperados", conta a Dra. Melissa, dentista da ESF-Rural. A equipe de saúde foi muito bem recebida pelos alunos e professores das escolas, recebendo inclusive homenagens e apresentações por parte das crianças.
          A equipe de Saúde da Família Rural, de Lebon Régis, está programando ainda o fornecimento de kits de escovação e flúor para serem aplicadas nas escolas do interior, sob supervisão dos professores.
      A equipe que participou da Avaliação foi constituída por Jucelino(Secretário de Saúde), Neire (Téc. Enfermagem ESF-Rural) e Dra. Melissa (Dentista).

Fotos:

Escola Nucleada Linha Vitória (21/08/2013)







Escola Nucleada Rio do Meio
Escola Nucleada Alto do São Pedro
Escola Nucleada Tiradentes  (22/08/2013)









Escola Municipal Santa Izabel (23/08/2013)





Crianças fizeram apresentações para homenagear a equipe de saúde.


Escola Nucleada Santa Catarina (26 e 28/08/2013)












quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde realiza dia "D" da Multivacinação e campanha se estende até dia 30 de agosto

         Atendendo à campanha nacional para atualização das carteirinhas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis realizou neste último sábado, dia 24/08/2013, a multivacinação de crianças e adultos, visando a atualização das doses de quem estava com vacinas atrasadas ou em falta. A campanha, que se estende até o dia 30/08/2013 e é apenas para colocar em dia vacinas atrasadas, teve grande procura por parte dos lebonregenses.
    Além da vacinação, a Equipe de Saúde forneceu informações sobre vacinas e saúde bucal, com a dentista, Dra. Melissa. O Secretário de Saúde de Lebon Régis, Jucelino Ribeiro, que esteve presente na multivacinação, enfatizou a importância da atualização das vacinas nas crianças e disse que esta é uma maneira segura de prevenir doenças.

Equipe presente durante o Dia da Multivacinação, no Posto Central.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESF do Centro reúne Hipertensos e Diabéticos para aprimorar os conhecimentos sobre Diabetes

         O encontro aconteceu no dia 21/08/2013 no Posto de Saúde Central e reuniu grande número de participantes. O Diabetes é um assunto bastante extenso, sendo então dividido em duas etapas. Nesta primeira etapa, o Dr. Joel Worma de Souza abordou o conceito de Diabetes, a função da glicose no organismo, o papel da insulina, o benefício da atividade física, entre outros. Também foram sanadas diversas dúvidas dos participantes e servido delicioso lanche.
        No próximo encontro serão abordados outros tópicos, como: alimentação, complicações do Diabetes e auto-cuidado.

Fotos:








quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Grande participação das mulheres na 1ª Reunião de Gestantes de Lebon Régis

        Foi realizado no dia 15/08/2013, quinta-feira, a 1ª Reunião de Gestantes das quatro Equipes de Saúde da Família do município de Lebon Régis. Ao todo, 17 mulheres participaram do evento, que teve como tema: Assistência ao Pré-natal. As participantes mostraram-se animadas e participativas, fazendo vários questionamentos ao Palestrante, Dr. Joel Worma de Souza, médico da ESF-Rural.
      Dr. Joel abordou assuntos relevantes para as gestantes, frisando a importância dos exames, a realização de no mínimo 6 consultas de pré-natal, entre outros. A Reunião ainda contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Francisco Jucelino Ribeiro, que fez a abertura da Palestra. Ao final dos trabalhos, foi oferecido um delicioso café com acompanhamentos para as participantes, as quais aprovaram com louvor esta 1ª Reunião. Estão programadas 9 reuniões, abordando diversos temas importantes relacionados à gravidez, onde haverá a presença de Nutricionista, Fisioterapeuta e Dentista. A programação das futuras reuniões já foi entregue às participantes. 
A 1ª Reunião de Gestantes contou com a colaboração/organização das enfermeiras Kelly Durdyn, Neire Luiz e Luizita Spricigo.

Fotos:












quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESF da Gruta debate o tema Incontinência Urinária e Câncer de Próstata em sua Reunião de Hipertensos e Diabéticos

         No dia 02/08/2013, sexta-feira, foi realizado o encontro mensal dos Hipertensos e Diabéticos pertencentes ao Posto de Saúde da Gruta. O tema abordado neste mês pelo palestrante Dr. Daniel Hernandes, foi Incontinência Urinária e Câncer de Próstata. 

Fotos: