terça-feira, 23 de julho de 2013

ESF do Centro aborda o Tema Colesterol no Encontro de Hipertensos e diabéticos

        Dia 19/07/2013 a ESF do Centro realizou a reunião mensal com Hipertensos e Diabéticos na sala de reuniões do CRAS. Neste mês o assunto abordado foi Colesterol e Triglicerídeos, as formas de prevenção e os malefícios que causam ao organismo quando seus valores estão alterados.

Fotos:












segunda-feira, 8 de julho de 2013

ESF-Gruta realiza Reunião com Hipertensos e Diabéticos

      Dia 05/07/2013, sexta-feira, a Equipe de Saúde da Família do bairro da Gruta realizou no Salão Paroquial da Gruta o encontro com Hipertensos e Diabéticos do bairro. Esse encontro ocorre mensalmente, onde são explanados diversos assuntos de interesse dos participantes e realizados dinâmicas de grupo. 
      Este mês o assunto abordado pela Enfª Andrea foi Hipertensão Arterial, quais as causas, quem tem mais propabilidade de ser hipertenso, seus sintomas, o que fazer para evitar a doença e o que fazer para afastar o sedentarismo, entre outros.
          Após a palestra, a Agente de Saúde Sirlei Gomes Correa realizou uma dinâmica com todos os participantes.

Fotos:
















Secretaria Municipal de Saúde realiza busca ativa de crianças com Tracoma

   Tracoma é um tipo de conjuntivite causada por uma bactéria chamada chlamydia trachomatis. Geralmente a doença acomete comunidades de baixa renda e famílias precárias em higiene. Sua transmissão se dá de pessoa para pessoa através de secreções contaminadas. Vários episódios de tracoma podem causar cegueira, diminuindo a qualidade de vidas dos indivíduos. A doença tem cura, através do tratamento com antibióticos. 
      Por ser uma doença de prevalência, a prefeitura de Lebon Régis, através de profissionais treinados, fez a busca ativa em 5 escolas do município, com objetivo de diagnosticar os casos e passar tratamento medicamentoso conforme orientações da DIVE (Direção de Vigilância Epidemiológica do Estado).
    Duas profissionais do município examinaram 576 crianças, utilizando material e condutas recomendadas pela DIVE:  como o uso correto de cotonetes, álcool gel, lupa e lanterna. Além da anamnese, as crianças foram orientadas sobre a doença através de palestras. Salientamos que os cotonetes usados não eram contaminados e que seu uso seguiu os protocolos recomendados, pois não entraram em contato com secreções e mucosas.  
      No ano de 2012 foram diagnosticados 11 casos e esse ano foram apenas 4 casos de tracoma no município, nota-se então uma redução significativa na taxa de detecção, o que nos leva à conclusão que o município está conseguindo reduzir os casos de tracoma. A próxima etapa agora será o fornecimento da medicação e orientações às famílias.  Agradecemos à receptividade dos profissionais da educação e dos profissionais da DIVE.

Por: Cristiane Scussiatto

Fotos: