quarta-feira, 8 de maio de 2013

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Campanha de Vacinação Contra Influenza é prorrogada

        Santa Catarina é o estado brasileiro que mais vacinou pessoas contra a gripe. 71% da população pertencente aos grupos prioritários já foram imunizadas, somando 705 mil doses aplicadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até dia 10 de maio. Dos 295 municípios catarinenses, 76 atingiram a meta mínima de 80% de cobertura nos grupos prioritários. Fazem parte dos grupos prioritários as mulheres que tiveram filhos até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas), portadores de doenças crônicas, gestantes, povos indígenas, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária. Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde também serão vacinados.
          Este ano, a vacina protegerá contra três tipos de vírus: o Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. “Há dois grupos de pessoas que não podem tomar a vacina. As que são alérgicas a ovos e as que tiveram histórico de reação a vacinas anteriores”, esclarece Eduardo Macário, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
          “Estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe reduz em até 45% os casos de internação hospitalar por pneumonia e 75% das mortes”, observa o gerente de imunização da DIVE.

Estado registra cinco casos de gripe

       Este ano, Santa Catarina registrou cinco casos de contaminação por Influenza, dentre 151 suspeitos. Outras seis pessoas estão sob investigação médica. Dos contaminados, quatro o foram com o vírus H3N2 e um com o vírus H1N1.

Medidas preventivas

         O gerente de imunização destaca que, além da vacina, algumas medidas para prevenir a gripe devem ser tomadas, como lavar as mãos e utilizar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar. E quando sentir os sintomas da gripe, a pessoa deve sempre procurar o médico, mesmo que tenha sido vacinada.

         A circulação do vírus influenza ocorre durante todo o ano. A tendência é que a circulação aumente no período de inverno. Por isso, os profissionais da saúde pedem que as pessoas dos grupos prioritários se imunizem para que não evoluam para casos de gripes mais graves ou até a morte. Desta forma, por orientação do Ministério da Saúde, os 1,8 mil postos de vacinação distribuídas nos 295 municípios catarinenses ficarão abertos em período integral, ficando a critério de cada cidade sua abertura aos sábados para facilitar o acesso da população.

A vacina em Lebon Régis

        A Secretaria Municipal de Saúde de Lebon Régis informa que está ocorrendo a vacinação contra Influenza até o dia 10 de maio de 2013  somente para os grupos prioritários. A meta é aplicar 1.681 doses da vacina até o final da Campanha. 

Assinadas Ordens de Serviço para Ampliação de Unidades de Saúde

            No último dia 29, segunda-feira, o Secretário de Saúde de Lebon Régis, Jucelino Ribeiro assinou as Ordens de Serviço para início das obras de Ampliação das Unidades de Saúde da Gruta e do Centro, através do Programa Requalifica UBS. Este programa é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e fortalecimento da Atenção Básica.Tanto a adesão ao programa pelo município, quanto o registro do andamento das obras são realizados pelo Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), ferramenta que permite maior controle do gestor sobre o andamento das obras e, com os registros em dia, garante a continuidade dos repasses realizados pelo MS.
            A Unidade do bairro da Gruta terá uma área ampliada de 122,20 m², enquanto que o Posto do Centro terá uma área ampliada de 34,40 m². Ambas as obras visam o fortalecimento e melhoria das atividades das equipes de Saúde da Família, proporcionando maior acolhimento da população lebonregense.

Área a ser ampliada do Posto Central.