quinta-feira, 1 de março de 2012

A Assistência Farmacêutica

           De acordo com a Resolução nº  338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde, que aprovou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica,  Assistência Farmacêutica (AF) é:
“Conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população” (BRASIL, 2004).
       Os medicamentos disponibilizados aos pacientes na Farmácia do Posto de Saúde somente são dispensados mediante apresentação de prescrição médica válida. Os medicamentos disponíveis baseiam-se na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) a partir da qual se elabora, de acordo com o perfil epidemiológico uma lista municipal (REMUME). A primeira REMUME municipal foi elaborada em 2010 e está sendo revista em 2012. Abaixo segue o link para visualização integral da RENAME 2010, ultima versão disponibilizada.